sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Serviço Social numa Universidade Aprendente



Este logótipo, concebido a pensar num evento a cargo da Universidade Fernando Pessoa e do IPSS – Instituições Portuguesas dos Solidariedade Social –, consistiu, numa primeira fase, num seguimento escrupuloso do briefing disponibilizado. A partir dele, surgiu como objectivo primordial materializar as ideias subjacentes ao Seminário, intitulado de “Serviço Social numa Universidade Aprendente”.

De seguida, surgiram várias acepções que poderiam ser interligadas a um dos conceitos mais importantes do certame: a permuta de valores entre quem ensina e quem aprende. Por conseguinte, foram veiculadas várias propostas que repercutissem esse conceito, acabando por vingar a ideia de um cumprimento salomónico entre duas entidades, mormente a UFP e o IPSS, que numa segunda leitura sugerisse a forma de um coração.

Passando a uma análise mais detalhada sobre o logótipo, comece-se, primeiramente, a discorrer sobre a dupla interpretação induzida. Numa primeira alusão, sugere-se um cumprimento. Cumprimento esse que de alguma forma espelha uma mão estendida, recolhendo outra, apelando a um acolhimento afectuoso: neste caso, a entidade acolhida seria o IPSS, sendo a UFP a entidade encarregada de acolher. Num outro plano, o logótipo apresenta a forma de um coração, simbolizando a união, a empatia e a comunhão em torno de um evento que pretende sensibilizar e mobilizar todos quantos estejam presentes.

Outro dos elementos mais relevantes a esclarecer é a razão da colocação dos olhos de um mocho no logótipo. Em primeiro lugar, o mocho é símbolo da sabedoria – por este prisma, seria motivo suficiente para estar integrado no logótipo desenhado. Depois, numa outra acepção, os olhos estão igualmente corporizados no logótipo da Universidade Fernando Pessoa, logo, a sua associação e consequente pertinência é por demais evidente. Uma terceira hipótese, igualmente viável, pode ligar-se à temática em debate: Serviço Social. Isto é, os olhos podem veicular a mensagem de que este tipo de serviço está sempre de olhos postos nas pessoas e nas suas necessidades. Outra mensagem possível é a de que um simples olhar pode significar um gesto de solidariedade ímpar.

No que diz respeito às cores, a sua escolha foi prudente e obedeceu a diversos critérios previamente estabelecidos. O amarelo dos olhos, bem como o verde da mão pré-estabelecida como acolhedora, respeitam as cores definidas no logótipo da UFP. Por conseguinte, faz todo o sentido que as mesmas cores estejam patentes no logótipo de um evento que se irá realizar nesta Instituição. A outra cor, presente na mão acolhida, foi seleccionada a partir das indicações do briefing e contrasta na perfeição com os outros tons, materializando, desta forma, uma harmonia estética agradável.

Contudo, nem todos os elementos que representam a totalidade do logótipo foram preconizados e executados pelo grupo 9actos. O lettering que incorpora a mensagem adjacente, assim como a sua configuração, não são da responsabilidade do grupo que executou o projecto. Da mesma forma, a irregularidade da cor dos dedos em uma das mãos não foi uma decisão tomada pelos dedicados executantes do logótipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário