terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Memória Descritiva da Criação do Logótipo

Com este nome, o grupo pretende evidenciar o número de constituintes e brincar um pouco com a semântica, como se passa, frequentemente, nas peças publicitárias. O algarismo nove remete-nos para o número de criadores do grupo mas, também, para o facto de o grupo ser constituído por amadores ou “Novatos”. A palavra Actos com a inclusão do “9” pretende chamar ao nome do grupo a ideia de que todo o trabalho será desenvolvido com base em 9 actos de pensamento, ou 9 formas de pensar diferentes que, necessariamente, convergirão numa só, que é a ideia final.

O Logótipo do Grupo “9Actos” foi imaginado a pensar em ideias muito claras: o amadorismo dos profissionais do grupo; a abertura do grupo a ideias novas; a necessidade de fazer algo simples, para não se tornar ilegível ou imperceptível na altura da redução do mesmo a dimensões mais pequenas. Visto que o nome do grupo é curto e de fácil memorização, também procuramos elaborar um logótipo com estas características.

Depois de duas aulas a trabalhar na criação do logótipo, e após visualizar os vários logótipos realizados pelas duplas de trabalho dos “9Actos”, concluímos que a dupla João André e André Seixas apresentou a melhor proposta, tendo em conta os conceitos acima mencionadas.

O nosso logo é, acima de tudo, simples e conciso, apresentando características demonstrativas da inovação e irreverência que pretendemos mostrar. A fonte escolhida (Crimescene Afterimage), após várias experiências, é, simultaneamente, moderna e reveladora da vontade e disponibilidade do grupo em receber novas ideias e/ou propostas. A escolha de uma fonte em que as letras estão “abertas” revela, justamente, a abertura do grupo para o que se passa “lá fora”; a absorção do que vem do exterior (“open mind”).
A cor preta, como algo de sólido e polivalente, foi criteriosamente escolhida para passar essas mesmas ideias.

O destaque do algarismo nove foi algo propositado e necessário, respondendo à sugestão do professor Francisco Mesquita, pelo facto de o grupo ser constituído por nove elementos. Estando a vermelho, o algarismo destaca-se das restantes letras, transmitindo vivacidade e alguma cor a um logótipo que, sem o encarnado, daria uma imagem muito pálida. O número nove também se destaca da palavra “Actos”, pois está colocada na diagonal, e o seu posicionamento sugere a imagem de um carimbo. Este “carimbo” será a marca de criatividade dos nove/novos elementos do grupo. A ideia do carimbo reforça-se pelo facto do nove estar, ligeiramente, sobreposto à primeira letra da palavra “Actos”. Acreditamos que a combinação preto-vermelho se apresenta como algo de muito favorável à memorização do logo e faz o jogo entre duas cores que sugerem segurança no trabalho a desenvolver (preto) mas, ao mesmo tempo, irreverência (vermelho).

A palavra grupo, sendo uma componente dissociável do próprio logo, acabou por ser inserida numa posição estratégica, como forma de realçar o fim do algarismo nove que, sem a palavra grupo a delimitar, seria menos visível. A escolha de uma fonte bem menos elaborada (Arial Narrow) para a palavra “grupo” prende-se com a necessidade de não desviar a atenção do fundamental do logótipo que é, necessariamente, a expressão “9Actos”. Para além do que já foi explicado, importa referir que o “grupo” está escrito com letra minúscula para ser o mais discreto possível e, mais uma vez, não perturbar o logótipo em si.


Texto de: André Seixas e João Gonçalves

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