quinta-feira, 2 de abril de 2009

Relatório da 8ª Sessão de Estágio de Publicidade

Nesta oitava sessão, tivemos um primeiro contacto com o briefing respeitante à campanha a idealizar. Portanto, as conclusões sobre a maneira como será materializada a campanha foram escassas, até porque os estudos sobre o público-alvo foram poucos, até esta altura.

Desse modo, a máquina teve de começar a carburar. Mas lentamente, visto que é preciso discutir no seio do grupo que rumo adoptar para que a campanha alcance resultados satisfatórios - aliás, esta sessão pautou-se muito por uma troca de ideias ubertosas, que redundaram ainda em poucas ilações.

Contudo, retiveram-se algumas ilações que nas próximas sessão serão trabalhadas, em função de posteriores estudos, de índole psicológica, sobre a forma como o grupo juvenil (compreendido entre os 6 e os 12 anos) funciona. A primeira delas, foi o facto de este segmento revelar algumas diferenças em termos comportamentais, dado que uma criança de 6 anos, em comparação com outra de 12, reage a estímulos de forma distinta. Por isso mesmo, ficou decidido que dividiríamos este público-alvo em dois grupos (6-8 anos e 9-12 anos) para adaptar as necessidades e motivações de cada um à campanha.

Outra conclusão que pôde ser desde logo retirada era a integração dos pais na campanha, como parte importante na mensagem a transmitir aos filhos. Devido à tenra idade, as crianças poderiam não descodificar a real mensagem, embora ela tenha de ser forçosamente simples. Contudo, o papel dos pais pode funcionar muito bem como complemento da campanha.

Um outro aspecto que ressaltou foi a questão da motivação da criança, isto é, qual seria a melhor maneira de chegar até ela. Logo, dado que nenhum criança é imune a brindes, uma forma de motivação eficaz seria a oferta de um kit com diversos materiais de entretenimento. Todavia, o conteúdo do kit ainda está em fase de deliberações. Nas próximas semanas, esperam-se novos desenvolvimentos.

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