quinta-feira, 2 de abril de 2009

Relatório da 9ª Sessão de Estágio de Publicidade

Deu-se mais um dia de estágio do grupo 9 Actos. Desta vez o grupo ficou incumbido de começar a preparar a campanha para a PSP, relativa ao projecto Escola Segura.

A campanha visa essencialmente contribuir para que os mais novos (convém referir que a idade do público-alvo ao grupo atribuída está inserida entre os 6 e 12 anos) mudem uma visão pré-concebida que existe em relação às forças policiais. O projecto do grupo encontra-se ainda numa fase embrionária, mas é no entanto possível desde já avançar no nosso blog com algumas ideias sugeridas pelos membros do grupo. Desde logo a criação de um logótipo e de uma banda desenhada, com desenhos animados expressando o polícia como uma figura afável e acessível, contrariando a ideia negativa a ele normalmente associada por parte das crianças. A banda desenhada pode vir a contemplar a possibilidade das crianças a colorirem de forma a possibilitar um maior entretenimento aliado ao sempre bom hábito que é a leitura.

Como acessório a esta eventual banda desenhada está equacionada a hipótese de ser oferecido um kit às crianças com diversos brindes. Este kit poderá eventualmente incluir um folheto informativo, destinado fundamentalmente aos pais das crianças, uma peça que sirva de suporte ao telemóvel com a mascote criada pelo grupo, portas-chaves, material escolar (réguas, canetas, lápis e borrachas, por exemplo) imanes que incluam o número da polícia, sempre muito utilizados nos frigoríficos, autocolantes e uma pulseira que contenha também ela o número da polícia.

Houve tempo ainda para que o grupo criasse um slogan para a campanha. Após várias sugestões, como “um amigo próximo de ti” ou “de mãos dadas com a amizade”, foi decidido que a frase que serviria de “lema” para a nossa campanha seria a seguinte: “um amigo perto de ti, nunca andas sozinho”. A frase terá um lettering infantil, adequado à faixa etária que se pretende atingir. Para além disso, foca a segurança que a criança deve sentir aliada a uma boa imagem associada à área policial. Numa análise mais aprofundada do slogan em si, é possível concluir que a segunda parte da frase (“nunca andas sozinho”) acaba por introduzir um nexo de causalidade ao slogan, completando a primeira parte (“um amigo perto de ti”).

Sem comentários:

Enviar um comentário